ANTÔNIO CARLOS GUARINI PERPÉTUO

EMPRESÁRIO
Antonio carlos perpetuo perfil

Muitas são as razões para o início de um negócio. Necessidade, paixão, tempo, poder, dinheiro, realização pessoal e muitas outras. Talvez, a mais sublime delas seja o desejo de mudar a vida das pessoas. Imagine quando essa pessoa é o seu próprio filho, atitude mais nobre ainda, não é mesmo?

O engenheiro e empresário, formado pelo ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial), Antônio Carlos Guarini Perpétuo, objetivando a melhoria do desempenho de seu filho na escola, decidiu pesquisar maneiras e instrumentos capazes de desenvolver as atividades cerebrais do seu descendente. Assim nasce o Método Supera de Ensino, auxiliando no desenvolvimento do cérebro, desenvolvimento pessoal e qualidade de vida. O curso SUPERA desenvolve atenção, memória e raciocínio, além das habilidades socioemocionais. Há mais de uma década no mercado, a empresa possui centenas de unidades em todo o Brasil e é um sucesso.

Para potencializar as habilidades do cérebro, o SUPERA reúne seis ferramentas que estimulam o cérebro: o ábaco, apostilas com exercícios cognitivos, jogos de tabuleiro, jogos online, dinâmicas em grupo e as neuróbicas. Essas ferramentas juntas, desenvolvem as funções cognitivas, socioemocionais e éticas, fazendo com que os alunos de todas as idades melhorem sua performance na vida acadêmica, pessoal e profissional.

À Simple Business, o empresário Antônio Carlos Perpétuo, nos conta essa trajetória inspiradora, seu modelo de negócio, o impacto do Método Supera na vida das pessoas, suas estratégias empreendedora s, além de dicas e planos para o futuro.

 

Como nasceu o método Supera de ensino ?

O SUPERA nasceu em São José dos Campos (SP), cidade de Antônio Carlos Guarini Perpétuo, engenheiro formado pelo ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial), fundador da marca e hoje presidente da rede de franquias.

Pesquisando recursos para ajudar o filho a melhorar seu desempenho na escola, conheceu o instrumento milenar ábaco e decidiu trazê-lo para o Brasil.  Antônio Carlos e uma equipe de professores e pedagogos desenvolveram o método que hoje conta com 300 escolas, já treinou mais de 100 mil pessoas e conquistaram o respeito de alunos, pais e educadores.

 

Quais os fundamentos do curso e suas aplicabilidades? E o que faz o método Supera ser tão inovador e transformador?

A base da ginástica cerebral está na novidade, na variedade e nos desafios crescentes. Então é isto que fazemos aqui no SUPERA. Incentivamos nossos alunos a vencerem desafios, encontrarem soluções criativas para seus problemas e a pensar de forma diferente. O cérebro, apesar de ser um órgão requisitado o tempo todo, tem tendência a ser preguiçoso, a funcionar no piloto automático. Por isso é importante fazer exercícios que exigem pensamento, raciocínio.

Para desenvolver as habilidades do cérebro, o SUPERA reúne seis ferramentas que estimulam o cérebro: o ábaco, apostilas com exercícios cognitivos, jogos de tabuleiro, jogos online, dinâmicas em grupo e as neuróbicas. Essas ferramentas, juntas, desenvolvem as funções cognitivas (memória, concentração, raciocínio, criatividade), socioemocionais (relacionamento inter e intrapessoal, autoestima) e éticas, fazendo com que os alunos de todas as idades melhorem sua performance na vida acadêmica, pessoal e profissional.

 

Qualquer pessoa pode fazer o Supera?

Todo mundo pode fazer ginástica cerebral. No SUPERA, temos crianças a partir de cinco anos, adultos e idosos. Não há limite de idade. Cada um colhe um benefício específico, de acordo com suas dificuldades e objetivos. Por exemplo: a criança pode melhorar suas notas na escola, o jovem se prepara para a prova do vestibular, o adulto impulsiona a carreira e o idoso mantém a memória ativa.

 

Como é feita a separação das turmas e qual o motivo mais recorrente para procura do curso pelo público?

A ginástica para o cérebro tem resultados incríveis, tanto para o desempenho das pessoas quanto para a qualidade de vida. O curso SUPERA desenvolve atenção, memória e raciocínio, além das habilidades socioemocionais, como autoconfiança e desenvoltura para comunicação/relacionamentos. Em seis meses, os alunos já notam os resultados. Eles se tornam mais ágeis, seguros e sociáveis.

Temos alunos que melhoraram notas na escola, passaram no vestibular, venceram concursos e conseguiram promoção na carreira. No site do SUPERA e em nossa página no Facebook, temos muitos depoimentos de alunos falando sobre suas conquistas depois de fazer o SUPERA.

 

Como funcionam as aulas e qual o tempo médio do curso ?

O curso é semanal, com aulas de duas horas cada. Temos um material exclusivo e lúdico, com exercícios que estimulam todas as áreas do cérebro. São desafios de lógica, jogos, vídeos e dinâmicas de grupo. Os alunos se tornam mais atentos, ativos, confiantes e sociáveis.

 

Qual o caso que mais impactante na transformação/evolução de um aluno do Método Supera?

Na rede SUPERA, temos muitas histórias de conquistas. Uma delas é a de um professor de 35 anos que sofria de falta de memória de curto prazo, o que fazia com que rapidamente se esquecesse de fatos que acabavam de acontecer. Ele nos deu um depoimento, após meses de curso, sobre suas melhorias e disse que, inclusive, voltou a dar aulas.

 

Logo no ano seguinte a inauguração do Supera, o senhor o transformou em franquia.  Qual a motivação em migrar tão rapidamente para esse modelo de negócio?

Por ser uma ideia muito inovadora, havia a consciência de que se o negócio desse certo, seríamos copiados. Para nos proteger dessa possibilidade e manter a nossa liderança de mercado, o plano de negócios previa a expansão pelo modelo de franquias, pois o crescimento próprio seria muito mais lento e deixaria a nossa liderança vulnerável.

 

 

Quais os maiores desafios da implementação de um modelo de Franchising?

O maior desafio em qualquer negócio é encontrar verdadeiros talentos para a área comercial, muito importante para o sucesso de um empreendimento. Outra questão é que muitos franqueados chegam com certos vícios de mercado, que podem prejudicar seu desempenho. O ideal é acreditar no know how do franqueador e seguir as orientações.

 

 

Quais as principais vantagens deste setor?

  • Suporte diário do franqueador
  • Baixo custo de investimento (em relação a outras franquias do segmento)
  • Estrutura simples
  • Metodologia totalmente inovadora
  • Pioneira no mercado
  • Aplicável para todas as idades
  • Setor em ascensão
  • Selo de Excelência ABF
  • Oferece o modelo de microfranquia
  • 12 anos de experiência e know how consolidado
  • Trabalha com um produto para idosos - tendência
  • Sem impeditivos regulatórios
  • 100 % de apoio na implantação do negócio
  • Assessoria de Imprensa com cobertura nacional
  • Causa nobre – Transformação de vidas
  • Transformação da educação do Brasil
  • Existência do Conselho de Franqueados
  • Fácil acesso ao compartilhamento de experiências entre franqueados 
  • Possibilidade de trabalhar com projetos, aumentando significativamente o faturamento dos franqueados

Atuando há mais de uma década nesse modelo de negócio, quais os segredos de uma gestão eficiente?

Qualidade na execução de tudo que foi planejado, suportado por valores inegociáveis, como transparência e ética.

 

Como tem sido conduzida a expansão da empresa durante esses 12 anos de existência?

A expansão da marca é conduzida por Victor Rocha, Diretor do Departamento e mais cinco profissionais, que são os consultores.

Nós fizemos um plano de expansão que contempla 500 unidades em 15 anos de empresa (hoje temos 12). Ou seja, a ideia é vender 33 franquias por ano, porém, nós crescemos muito mais do que isso.

 

Hoje o Supera já conta com mais de 300 franquias em todo o Brasil. Quais os planos para o futuro?

Nosso objetivo é expandir sem deixar de pensar na qualidade do atendimento à rede de franqueados, então não queremos crescer de forma rápida. A meta para este ano é ultrapassar a venda de 80 franquias, fazendo uma seleção apurada dos nossos candidatos.            

 

Como é a relação do Supera e seus franqueados e quais os diferenciais em relação a outras franquias?

A Franquia SUPERA é pioneira no mercado de desenvolvimento cognitivo, com 12 anos de mercado. Um dos principais diferenciais da marca em relação às outras é o know how desenvolvido e apurado, impossível de ser alcançado por outras franquias do segmento. A novidade do momento é o novo processo que desenvolvemos, em que o franqueado partilha conosco o know how adquirido localmente. Nós disponibilizamos essa informação para que toda a rede tenha acesso, de forma dinâmica e enriquecedora.

 

Como é feito o processo de seleção e treinamento dos franqueados?

Para se tornar um franqueado SUPERA, o candidato deve seguir as etapas abaixo:

  • Passo 1 – O candidato deve enviar um formulário preenchido com seus dados pelo site www.franquiaeducacional.com
  • Passo 2 – A partir do número de telefone informado no formulário, um dos nossos analistas entra em contato com o candidato, explicando brevemente sobre como funciona todo o processo
  • Passo 3 – O candidato assiste a uma apresentação virtual com todas as informações completas sobre a rede de franquias e recebe por e-mail a COF (Circular de Oferta de Franquia, documento fundamental para o funcionamento do sistema de franquias) e a minuta de contrato.
  • Passo 4 – O candidato realiza uma reunião virtual com o seu analista para esclarecimento de dúvidas que possam ter surgido depois da apresentação virtual
  • Passo 5 – O candidato realiza uma entrevista eliminatória virtual, em que ele pode ou não ser aprovado pelo Departamento de Expansão da marca
  • Passo 6 – É realizada então a visita à sede do franqueador, em São José dos Campos (SP). Essa etapa é muito importante para que a negociação não seja decidida por impulso. O candidato conhece uma unidade em operação e conversa pessoalmente com os profissionais de cada departamento.
  • Passo 7 – Após a visita, o candidato toma a decisão final e é submetido ao Comitê de Avaliação Final com a diretoria, que irá avaliar o perfil
  • Passo 8 – Com o perfil aprovado pela diretoria da Franquia SUPERA e a decisão de se tornar um franqueado, o até então candidato realiza o pagamento da taxa de franquia e assina o contrato.

O Treinamento de Novos Franqueados tem duração de duas semanas e acontece em São José dos Campos (SP), cidade sede da matriz. Nele, os franqueados aprendem sobre todas as áreas: administrativa, operacional, comercial, pedagógico, marketing e comunicação. Depois deste período, os franqueados ainda têm acesso às capacitações contínuas, por meio de reuniões virtuais e vídeos de treinamento sobre diversos assuntos, que ficam disponíveis na área restrita. 

 

Quais os conselhos para quem quer empreender no setor de Franchising ?

  • Faça uma autoanálise para escolher um negócio que combine com o seu perfil
  • Tenha atenção especial ao ponto comercial
  • Conheça o franqueador
  • Analise com muita atenção a COF (Circular de Oferta de Franquia) e tire todas as dúvidas
  • Não aja por impulso

 

Muitas pessoas falam sobre empreendedorismo atualmente. Quais os seus conselhos para quem está começando?

1 – Fazer Empretec

2 – Ler “O livro negro do empreendedor”

3 – Definir de fato a área de atuação (investir no segmento com o qual se identifica)

4 – Fazer um plano de negócios

5 – Tomar a decisão e não olhar para trás

 

Quais as suas principais características como empreendedor?

Disciplina, resiliência, liderança, foco em metas, trabalhar bem com riscos e visão de médio e longo prazo.

 

Quem é o seu mentor nos negócios?

Num curto período contei com um mentor que, por ter uma visão de negócios muito diferente da minha, em nada somava. Se eu tivesse seguido as suas opiniões o Supera seria uma pequena fração do que é hoje. Depois dessa experiência desastrosa, e até pela falta de tempo em buscar alguém em quem confiasse e fosse alinhado aos meus valores, acabei por seguir sem um mentor. Mas acredito que um bom mentor possa tornar muito mais fácil a jornada do empreendedor, que vive muito isolado, principalmente no que tange às grandes decisões.  

 

 

 

 


 

 

Fale conosco

Estamos sempre prontos a ajudar você. Caso deseje entrar em contato, mande uma mensagem.