CARLOS WIZARD

EMPRESÁRIO
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O significado e a importância de empreender é de domínio público. Entretanto, saber empreender com eficácia e alta possibilidade de sucesso é algo que se planeja, se prospecta, se qualifica. O empresário Carlos Wizard Martins, que também é palestrante e autor de best-sellers como Desperte o milionário que há em você, Sonhos não tem limites e Do zero ao milhão, é uma referência nesta escala em busca da liderança profissional. Em 1987 fundou a Wizard que, por meio da franchising, alcançou a liderança absoluta no setor de idiomas. Ao longo de sua visionária estratégia como empreendedor, construiu uma potente rede de ensino formada por unidades como a Microlins, Sakill e Yázigi. Surgia o Grupo Multi Educação, que 26 anos depois foi vendida por R$ 2 bilhões à empresa Pearson, da Grã Bretanha. Wizard investiu ainda no mercado de cartões pré-pagos, franquias, cosméticos,

fast-food e até na área de escolinhas de futebol, em parceria com o fenômeno Ronaldo Nazário, o Ronaldo da Seleção Brasileira. No mundo esportivo foi operador total das marcas Topper e Rainha. À Simple Business, Carlos Wizard traz detalhes inéditos desta trajetória de sucesso. Um ato de benevolência profissional, ao compartilhar suas estratégias empreendedoras, inclusive por meio de palestras no Brasil e vários outros países. De volta ao setor educacional, adquiriu em associação com o empresário Flávio Augusto da Silva, 35 por cento da rede de escolas de idiomas Wise Up. Mais um degrau na escalada de conquistas do mercado empreendedor.

 

Em poucas palavras, quem é Carlos Wizard Martins ?

Carlos Wizard é empresário, palestrante e autor dos best-sellers Desperte o Milionário que Há em Você, Sonhos Não Tem Limites e Do Zero ao Milhão.

 

De onde veio a vontade de empreender e como tudo começou?

Quando ainda estava na faculdade nos Estados Unidos, criei uma biblioteca pessoal, que eu chamo de biblioteca de sucesso, com literatura sobre negócios, administração, gestão de pessoal, liderança. Essa leitura me motivava muito a empreender. Era um conteúdo que eu não recebia na sala de aula e que me inspirava muito na minha busca pessoal, despertando em mim a disposição para o empreendedorismo. Depois quando comecei a dar aulas de inglês no Brasil, houve um momento em que precisei deixar de pensar como professor e começar a pensar como empreendedor. Daí optei pelo sistema de franquia para promover a expansão de meu negócio. 

 

Qual a sua relação com a Pearson Education e sua relação emocional com a Wizard ?

A minha relação com a Pearson foi racional e comercial. Fizemos um ótimo negócio, mas não mantemos qualquer tipo de vínculo. Em relação a Wizard, sinto muita satisfação de dizer que criei a maior rede de ensino de idiomas do planeta. Vou carregar para sempre Wizard em meu nome próprio como uma recordação de milhares de alunos, professores, colaboradores e é claro, franqueados com quem convivi por 27 anos. É obvio que do lado emocional não foi fácil me desfazer de algo que um dia sonhei, vi nascer e crescer. Mas no mundo dos negócios precisamos agir com a razão e não pela emoção.

Em 2017, o senhor voltou ao ramo educacional quando adquiriu 35% da Wise Up ? O que o motivou ?

Para mim o setor de ensino, treinamento e formação de pessoas é uma paixão. Meu retorno ao ensino de idiomas já era previsto pelo mercado. Tenho uma grande admiração pelo empresário Flavio Augusto, fundador da WiseUp. Não foi difícil chegarmos a um acordo comercial visualizando algo muito maior que a própria WiseUp. Nossa meta é atingirmos o número de mil escolas até 2020. Além disso, a necessidade de falar o inglês trata-se de  um mercado ascendente, com uma procura contínua. Hoje, apenas 2% da população brasileira  é fluente em inglês e capaz de falar, discursar, negociar nesse idioma.

O senhor também é proprietário da rede de franquias de escolas de futebol Ronaldo Academy junto com o ex-jogador Ronaldo. Já pensou em investir no mercado esportivo americano ?

A Ronaldo Academy é uma rede de academias de futebol global, com presença no Brasil, Colômbia, México, Estados Unidos, China entre outros países. No mercado americano contamos com duas escolas em operação e outras em fase de abertura (ver com Eduardo Vella os números exatos).

 

Após a aquisição do Mundo Verde em 2014, quais as principais diferenças entre operar uma franquia de serviços e uma rede varejista?

 

Embora sejam mercados completamente diferentes, com demandas e características distantes, a operação do negocio tem muito em comum. Por exemplo, procuramos investir num setor que não é modismo, mas sim uma tendência nacional e internacional. Investimos muito no treinamento e qualificação de nossos colaboradores. Nosso foco principal é a satisfação do cliente. Além disso usamos muito as mídias sociais para promover a expansão do negocio.

 

Qual a razão de entrar no segmento de alimentos com as aquisições das operações da Taco Bell, KFC e Pizza Hut no Brasil ?

Uma das diretrizes do grupo Sforza é buscar negócios com alto nível de rentabilidade e potencial de crescimento.  O ramo de alimentação é um setor que vem nos atraindo muito, em especial o de fast food, que cresceu mais de 10% no Brasil nos últimos anos, mesmo durante a crise dos últimos anos. Com a retomada da economia a tendência é de o setor crescer ainda mais. As marcas Taco Bell, KFC e Pizza Hut pertencem a Yum, maior rede de restaurantes do mundo. Optamos por nos associar com marcas líderes mundiais.

 

Como serão realizados os investimentos nessas marcas?

Pretendemos abrir 1500 restaurantes de fast food no Brasil nos próximos dez anos. Já abrimos 20 unidades próprias da Taco Bell em pouco mais de um ano de atuação no Brasil e entramos na segunda fase do projeto no país, com a expansão por meio de franquias. A ideia é abrir este ano as primeiras 20 unidades franqueadas, prioritariamente, no interior de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro. A meta é atingir 100 unidades até o final de 2018, sendo 25 próprias e 75 franquias.  Pensando no longo prazo, o objetivo é atingir 150 unidades em 2019 e 200 lojas até 2020. Sobre a KFC, a intenção é investir R$ 60 milhões próximos cinco anos na abertura de 20 unidades próprias da rede. Além disso, vamos investir mais R$ 75 milhões no mesmo período para a abertura de 35 lojas próprias da Pizza Hut. 

 

Haverá harmonia entre as 3 marcas, principalmente quanto a forma de gestão de operações?

Sim, temos um time de profissionais competentes e qualificados que trabalham há muitos anos na gestão das empresas que compõe o grupo Sforza. Essa equipe é comandada por meus filhos Charles Martins e Lincoln Martins, ambos possuem a visão, estratégia e DNA Carlos Wizard.

 

Quais os objetivos a longo prazo ?

Conforme já citado nosso plano de ação prevê a abertura de 1.500 lojas das três marcas até 2018. Porém mais importante do que o número de unidades é oferecer ao consumidor brasileiro uma experiência de bom atendimento, com qualidade no serviços e produtos. Queremos oferecer ao cliente um ambiente agradável e descontraído, ou seja, um ponto de encontro da família e amigos.

O senhor tem em seu portfólio o Mundo Verde, que se contrapõe a Pizza Hut, Taco Bell, KFC tanto em termos nutricionais quanto de público. Como lidar com isso?

Cada uma das empresas tem a sua proposta e o seu público-alvo, isso não significa que haja conflitos entre elas. Nossa visão é mercadológica e entendemos que há espaço para atuação nessas duas áreas. Prezamos muito pela valorização dos colaboradores e dos clientes.

Qual sua visão sobre governança corporativa e gestão familiar ?

Acredito que a gestão familiar é uma forma que pode dar certo, se houver preparo para isso. Hoje, meus filhos exercem papel fundamental na gestão os negócios da família: Charles e Lincoln, por exemplo, estão comigo nessa missão  desde 2001, quando tinham 22 anos. Cada um tem uma área de atuação em que mais se destaca e juntos, formam uma ótima equipe. Hoje, nenhuma decisão empresarial é tomada sem que eles sejam consultados e ambos atuam como principais executivos dos negócios da família.

Minhas filhas Thais e Priscila ambas se formaram nos EUA e após seu retorno me convidaram para investir no projeto Aloha. Hoje ambas estão a frente deste projeto fabuloso e tenho trabalhado lado a lado com elas no desenvolvimento do negócio. É uma empresa de multinível com milhares de consultores independentes em vários estados do Brasil.

Meus filhos adolescentes, Nicholas e Felipe, já começam a dar seus primeiros passos no campo profissional. Ambos atuam nas lojas Taco Bell preparando lanches diversos: tacos, burritos, quesadillas e atendendo os clientes de forma geral.

 

Recentemente o senhor postou em seu Instagram, que um grande negócio na área logística está a caminho em parceira com Marcos Amaro, um dos herdeiros de Rolim Amaro, fundador da companhia aérea TAM. O que podemos esperar ?

Sim temos projetos em andamentos no setor de logística e distribuição porem por uma questão contratual ainda não podemos falar sobre isso. Quando tivermos concretizado as negociações, anunciaremos a mídia de forma geral.

Com o atual cenário econômico e político brasileiro o que diria aos empreendedores e aqueles que desejam empreender ?

Acredito que o Brasil é um país cheio de oportunidades para quem quer empreender, com um potencial de crescimento gigantesco. Se você pensar que são mais de 200 milhões de consumidores e na capacidade de produção que o país apresenta, somos uma potência mundial. E sim, são em momentos de crise, como o que passamos, que bons negócios surgem e que as empresas com visão aproveitam para investir e ocupar espaço no mercado. Aqueles que conseguiram implantar seus projetos durante a crise e se posicionaram bem, certamente crescerão mais rapidamente que a concorrência assim que a economia tiver seu momento de retomada.

 

 

Quais as características fundamentais de um empreendedor de sucesso ?

Acredito que qualquer pessoa pode ser bem-sucedida financeiramente baseado em três condições. É necessário ter o desejo de empreender, depois transformar seu desejo em um plano de ação capaz de atingir o mercado em larga escala e finalmente fazer uma gestão saudável dos recursos financeiros. O empreendedor de sucesso pensa diferente, ele pensa: “se a economia não vai bem, eu vou planejar meu negócio para atender uma necessidade do mercado” ou “ter concorrência é bom, me motiva a ser melhor para atrair mais clientes que o concorrente” e também “eu vou controlar minhas finanças para ter recursos para expandir meu próprio negócio”. Tudo é questão de atitude e modelo de gestão!

 

O que te mantem motivado a novos negócios e novos desafios ?

Acredito que todo empreendedor é um sonhador. E acredito que depois que você realiza um sonho, você é capaz de realizar sonhos ainda maiores. Hoje, tenho um compromisso, uma missão pessoal de ajudar novos empreendedores a vencerem, a realizarem os seus sonhos, a terem um futuro melhor, a alcançarem a estabilidade e qualidade de vida. É por isso que procuro sempre compartilhar conceitos importantes de negócios em meus livros e palestras que pratiquei e geraram grandes resultados.

 

Como empresário, qual é sua maior ambição?

Minha maior ambição é contribuir para que mais pessoas tenham a vida transformada por meio do empreendedorismo. Foi por isso que investi na Aloha, que é um projeto impacto social, com baixíssimo investimento e que oferece ao consultor treinamento comercial e de produtos e a possibilidade de ganhos ilimitados. A ideia é mais do que promover e vender produtos, é criar uma escola de empreendedores, com pessoas apaixonadas pelo que fazem e capazes de contagiar todos ao seu redor.

 

Qual o legado quer deixar ?

Se eu puder deixar um legado, a minha missão é que seja um legado de transformação e realização pessoal. Introduzir na vida de outras pessoas a consciência de suas próprias potencialidades, competências, dons, habilidades que uma vez desvendadas são capazes de lhe transportar para cenários jamais imaginados anteriormente. Quero que elas entendam que sonhar faz bem para a alma e você jamais saberá onde pode chegar até você tentar. Quero ser conhecido como uma pessoa que ajudou a milhares de pessoas a realizar seu sonho próprio da autossuficiência e prosperidade.

 

Quem é seu mentor nos negócios ? O senhor tem alguém em quem se espelha ?

Há muitas pessoas que me inspiram. Conforme citei fui muito influenciado por grandes autores que me inspiraram ainda quando eu estava na faculdade nos Estados Unidos. Como empreendedor, me identifico muito com o Jack Ma, fundador do Alibaba, um dos maiores empreendedores chineses. Assim como eu, ele veio do zero, teve dificuldade nos estudos e, chegou a ser professor de inglês no início de sua carreira e mais tarde, conseguiu alcançar grande sucesso empresarial. Ele é um grande visionário, inovador e voltado para prover soluções para um mercado gigantesco. Ele precisou vencer muitas barreiras para atingir o patamar de realização que conseguiu conquistar.

 

Qual o seu principal conselho para empreendedores ?

Meu primeiro conselho é: acreditem em si mesmos e apostem em seus projetos pessoais para mudar a vida pessoal e profissional.

Principalmente quem está começando agora precisa lembrar que o empreendedor de sucesso se destaca pelo modo de pensar, de acreditar e agir. Para conquistar a prosperidade é preciso, antes, se organizar emocionalmente. Quem é bem-sucedido não procura desculpas, tem perseverança e não desiste de seus sonhos. Recomendo também levar uma vida de fé que irá lhe trazer uma paz, sabedoria e serenidade essenciais para o bem estar emocional e espiritual.

 

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