O sucesso de um empreendimento nasce do desejo de crescer, de evoluir. Foi assim com os sócios Luciano Almeida de Campos e Leandro Vieira de Souza, que idealizaram e fizeram realidade a Class Detail, empresa prestadora de serviços estéticos para automóveis. Um projeto inovador nesta área. A empresa oferece desde uma lavagem simples até uma correção de verniz. Para isso, disponibiliza profissionais criteriosamente qualificados.
A Class Detail é especializada em serviços como martelinho, pequenos reparos, polimento de para-brisa, higienização interna, vitrificação, proteção de pintura. Luciano e Leandro ressaltam que o grande diferencial é a qualidade do serviço, a profissionalização na execução do trabalho e a entrega do resultado esperado. Antes, Luciano trabalhava em um lavajato. Leandro, em um hospital.
Ao perceber que tinha o dom para o serviço e para atender satisfatoriamente os clientes, que tinham confiança em seu trabalho, Luciano percebeu que precisava evoluir. Motivado por seu avô e sua esposa, foi para Curitiba (PR) onde fez um curso especializado na área. Voltou de lá com as ideias fervilhando. Mas não conseguiu implementá-las no lavajato. “É difícil ensinar para pessoas que não querem aprender. O próprio dono do lavajato dizia que não funcionaria”, afirma Leandro em tom de decepção.
Foi aí que os ventos começaram a soprar em seu favor. Resolveu pegar serviços particulares aos finais de semana, divulgou nas redes sociais e conheceu Leandro. Os meses passavam, o serviço aumentava e da garagem tiveram que passar para um local mais amplo. Conseguiu dinheiro emprestado com clientes, fez permutas, bancou aluguéis e insumos. Da garagem que tinha espaço para apenas um carro, hoje abrigam quinze veículos.
Atualmente contam com mais três funcionários - Lavador, acabador e polidor. A parte administrativa é realizada pela esposa de Leandro, elogiada como profissional, competente e organizada. “Nosso negócio é levando a serio. O serviço é diferenciado. Temos vários projetos. Vamos iniciar mais um, uma expansão, no mesmo seguimento, mais expresso”, informa o empreendedor. Nesta entrevista, Leandro e Luciano trazem detalhes curiosos, interessantes e que servem de referência para outros.
Como surgiu a empresa?
A Class Detail surgiu de uma forma inesperada. Eu (Leandro) já prestava o serviço de lavagem técnica em alguns carrospor hobby. Após isso, vislumbrei uma oportunidade de negócio por não haver profissionais focados nessa área. Nessa época, trabalhava no almoxarifado de um hospital e comecei a lavar os carros de vários dos funcionários nos finais de semana. Em determinado momento, por necessidade fui a um lava jato fazer a lavagem de chassi do meu próprio carro (área que não dominava naquele momento). Foi quando conheci o Luciano, que trabalhava no lava jato que mencionei acima. Hoje além de meu sócio é amigo e meu “braço direito” na empresa. Passamos a conversar e pensarmos na abertura de nosso próprio negócio. Foi quando iniciamos a Class Detail na garagem de minha avó.
Quando todo esse processo ocorreu?
Em abril de 2011.
Vocês começaram as atividades da empresa em uma garagem comum. Quais as maiores dificuldades encontradas a princípio?
Pela falta de estrutura no início, a falta de reconhecimento do cliente pelo serviço prestado, a prospecção de clientes era outro impasse, a falta de maquinário e também a área de trabalho que era bastante limitada. No entanto, sempre acreditamos em nosso potencial baseado em nossas habilidades e conhecimento. Conforme o tempo passava nossos clientes aumentavam.
Quanto tempo ficaram em uma garagem comum?
Aproximadamente um ano.
Chegaram a trabalhar em parceria com alguém e/ou faziam algum serviço fora da garagem de vocês?
Sim. Prestávamos serviços de polimento em uma oficina da região durante as madrugadas.
Quando sentiram a necessidade de mudar para um ambiente comercial?
Bom, por duas razões principais. A primeira devido à demanda de clientes que aumentava consideravelmente, precisávamos de uma estrutura maior para atendê-los com mais qualidade e conforto. A segunda era a vontade de expansão, tendo em vista a qualidade do nosso trabalho e um mercado grande a ser explorado.
Como aconteceu esse processo de transição?
Necessitávamos de um local para alugar. Encontramos um ponto comercial próximo a nossas residências. Inicialmente o tamanho do estabelecimento comportava apenas um automóvel, mas tínhamos mais conforto para trabalhar, maior acessibilidade dos clientes e reconhecimento também.
Como o espaço comportava apenas um automóvel, era necessário levar carros para a antiga garagem devido à demanda de serviço?
Sim. Dependendo do tamanho do veículo tínhamos que levá-lo para a antiga garagem após o expediente comercial para guardá-lo e retomarmos o serviço apenas no dia seguinte. As portas do estabelecimento simplesmente não fechavam. O tamanho do local era limitado.
Conforme a demanda aumentou viu-se a necessidade de uma estrutura ainda maior. Como fizeram a ampliação?
Conversamos com a proprietária do imóvel sobre a situação. Ela propôs a construção de um galpão no mesmo local para nos atender e faria a locação para nós mesmos. Durante a construção, voltamos para a antiga garagem para que não parássemos com o serviço. Ficamos quatro meses e depois retornamos para nossa nova sede, neste momento já bem maior.
Com uma estrutura já profissionalizada e uma clientela relativamente alta, tiveram que adquirir novos equipamentos para atendê-los. Correto? Quais os critérios usaram?
Sim. Como o Luciano havia trabalhado muitos anos em outra empresa de lavagem automotiva de grande fluxo de clientes, já conhecia o maquinário e os assessórios necessários para a ampliação da Class Detail. Optamos pelo que tinha de melhor no mercado.
Em relação aos clientes, como foi a fidelização deles e a consequente consolidação no mercado?
Em razão da própria qualidade do trabalho, que é muito diferenciada dos concorrentes, acaba por si só fidelizando nossos clientes. Eles passaram a nos indicar a outras pessoas (marketing boca a boca), gerando uma “cadeia em dominó”. Por último, passamos a utilizar as redes sociais como forma de mostrar o trabalho e atingir um público ainda maior.
Após sete anos no mercado, como a Class Detail é vista?
Hoje a empresa é referência em detalhamento automotivo no mercado de Anápolis, onde atuamos. Principalmente pela exclusividade na execução do trabalho aliado ao diferencial no atendimento e no pós-venda.
Quais os planos para o futuro?
Atuar em outras áreas no setor automotivo e expandir a empresa a novos horizontes.
Na opinião de vocês, quais as principais características para um empreendedor de sucesso?
Leandro: “Curiosidade, organização, persistência e planejamento financeiro”.
Luciano: “Acreditar na ideia, não se preocupar com críticas, buscar boas parcerias e ter foco”.
A trajetória da Class Detail é muito empolgante e inspiradora. Qual o fato ou história mais marcante durante esses anos?
Com certeza foi quando fizemos a correção de verniz na Mercedes 220 s ano 1963, veículo oficial do ex-presidente Juscelino Kubitschek. O procedimento foi feito para uma exposição de arquitetura, design de interiores e paisagismo que ocorreu na cidade de Anápolis no ano de 2017. Foi um trabalho histórico que mexeu muito com nossas emoções e que será sempre recordado.
Para finalizar, começando em uma garagem simples e após sete anos, chegaram inclusive a fazer um serviço na Mercedes 220 s ano 1963 do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Em poucas palavras, como você define a Class Detail?
Uma empresa focada totalmente na satisfação do cliente, que utiliza dos seus serviços para cuidar não só de um carro, mas de um “bem” da pessoa. Sempre nos atentando de forma especial a cada trabalho novo. Temos compromisso com os mínimos detalhes. Isso faz toda a diferença.
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