Susanna Marchionni

CEO Planet Smart City no Brasil
Foto susanna

Fale sobre a Planet Smart City.

A ideia do projeto foi do nosso CEO global, Giovanni Savio. Foi quase um sonho no começo, como era uma ideia inovadora e disruptiva, foi difícil as pessoas acreditarem no que estávamos propondo. O mundo estava começando a abordar o tema de cidades inteligentes de alto padrão. Adaptamos para um modelo de cidades e bairros inteligentes de forma inclusiva. Queríamos fazer o projeto piloto no Brasil, foi o que fizemos, a Smart City Laguna, localizada no Ceará, é a primeira cidade inteligente inclusiva no mundo.

 

O que é uma Smart City ?

A Planet Smart City planeja e constrói bairros e cidades inteligentes e inclusivos, com soluções Smart integradas. Temos 4 pilares fundamentais, a tecnologia, meio ambiente, planejamento urbano e a inclusão social. Temos espaço de coworking, serviços compartilhados, hub de inovação, hortas urbanas, laboratório de costura, um aplicativo gratuito para os moradores que é o painel de controle da cidade, gestão social e muito mais. Um trabalho em parceria entre a Planet e os moradores. Viver em uma cidade inteligente é diferente, todos os moradores podem se beneficiar dos serviços oferecidos, mas todos têm deveres também. É necessário cuidar da cidade como se cuida da própria casa, é entender o pertencimento ao ambiente onde mora.



Explique o modelo de negócios da empresa.

Temos um business divido em 2 partes, o primeiro é o clássico do real estate, vendemos lotes, casas e apartamentos. A segunda é digital. Comissões que podemos receber através da venda de produtos e/ou serviços através do nosso aplicativo, que é usado por todos os moradores da cidade.

 

Vocês têm um aplicativo interno para os moradores da cidade poderem utilizar e empreender no mesmo, outra iniciativa inovadora. Como funciona?

O aplicativo é o “painel de controle da cidade”. Todos os moradores se cadastram e tem acesso a ele. Podem utilizar conforme a própria necessidade, ou ainda se preferirem, podem empreender dentro do próprio aplicativo. O morador pode dentro do app, por exemplo, escolher uma furadeira, reservá-la, com um QR Code abrir a fechadura eletrônica, fazer o uso e depois devolver. Em relação a empreender, os moradores podem vender produtos e serviços dentro do app para toda a comunidade. Ficamos com uma comissão das vendas, sendo que uma parte dela, volta para os moradores em projetos sociais (workshop, laboratórios de costura, cursos de inglês, etc). A ideia do aplicativo é beneficiar todos os moradores da cidade, é mais uma de nossas soluções Smart.

 

Você falou em gestão social, como seria isso ?

Temos um gestor social, da própria Planet, que acompanha os moradores em um primeiro momento, com o intuito de viverem a cidade e pertencer. Criamos comissões de moradores para assuntos diversos. Cada necessidade dos moradores tem um comitê que acompanha a comunidade toda. O nosso gestor social ajuda, dá o suporte necessário para que as pessoas consigam resolver todas essas questões de forma independente.

 

Quantas pessoas em média vivem em uma Smart City ?

Depende totalmente do tipo de projeto, temos o building, o prédio, de até 400 unidades. O distrito, de 400 a 1.000 unidades e por último o que chamamos de bairro ou city, de mais de 1.000 unidades. Quanto maior a escala do projeto, mais conseguimos oferecer serviços compartilhados.



Quais os critérios para selecionar a região para a implantação de um projeto da Planet ? E como funciona o processo para o estabelecimento de uma Smart City?

Os critérios são ser perto de capitais e em áreas com grande déficit habitacional, para que os projetos possam se desenvolver mais rápido. Precisamos de escala para oferecermos essa qualidade de infraestrutura. O trâmite é bem “normal”. Fazemos o projeto, apresentamos aos órgãos competentes para aprovação e depois de aprovado, seguimos com a construção.

 

A Planet Smart City é uma empresa inovadora, com conceitos inovadores. Na sua opinião, qual o maior diferencial da empresa ?

Tem 2 elementos que eu considero fundamentais nos projetos da Planet, o uso do aplicativo e o trabalho da gestão social, são os que mais impactantes.



Quais lugares a empresa possui projeto ? Quais as diferenças?

Temos projetos no Brasil, Itália, Índia e Estados Unidos. Estamos para lançar um projeto na Colômbia. Por incrível que pareça, os projetos e demandas são parecidos. Pra ser sincera, não há muita diferença. A diferença principal é a arquitetura, adaptamos de acordo ao local em que estamos trabalhando. Pequenas diferenças poderia dizer que são na cultura, por exemplo, o esporte que é praticado no local, mas sempre customizamos o projeto de acordo com o público. De maneira geral as pessoas querem as mesmas coisas.

 

Quais os projetos no Brasil ?

Além da Smart City Laguna no Ceará, temos a Smart City Natal no Rio Grande do Norte, temos outros dois projetos no Ceará, a Smart City Aquiraz e Smart City Praia Bela, perto do Beach Park, além de projetos verticais em São Paulo.

 

Tem- se falado muito em ESG, quais políticas ambientais a empresa utiliza em uma Smart City e qual o impacto ?

Antes de tudo, o conceito de planejamento. Ruas planejadas, faixas de ônibus, ciclofaixas, iluminação de led, reuso de água, etc. Não usamos asfalto, ao invés usamos piso intertravado, blocos que são encaixados um do lado do outro, significam uma manutenção mais barata, são antiderrapantes, não geram ilhas de calor. Trabalhos com uma rede de drenagem de altíssima qualidade, quando chove não há água nas ruas. Cada detalhe dos projetos impactam diretamente na vida dos moradores e na preservação do meio ambiente.

 

Quais as principais dificuldades e as maiores demandas para a implantação de uma Smart City ?

Eu poderia dizer que são 2. A primeira é a burocracia para aprovação do projeto. A outra são as pessoas entenderem e acreditarem na ideia. Como estamos oferecendo algo novo, há muitas dúvidas e desconfianças, mas depois que entendem a ideia, o conceito, se apaixonam pelo projeto.



Vocês acreditam que esse modelo de cidade é apenas o início de uma tendência? Por que ?

Sim. Nas cidades do futuro, a interação da tecnologia, da conectividade, dos espaços compartilhados e de atividades de gestão social eu acho que serão indispensáveis. Cuidar do bem comum deve virar algo normal.

 

Inteligência Artificial e 5G estão em evidência, com a expectativa de chegada do 6G em alguns anos. Já estão olhando para isso e tem projetos nesse sentido ?

Deixa eu te falar algo forte mas sincero, no Brasil encontro projetos que não tem nem água, nem esgoto. A tecnologia precisa mudar a vida das pessoas. Pensando em Minha Casa Minha Vida, precisamos pensar no básico primeiro, em algo mais simples. Nosso aplicativo impacta diretamente a vida dos moradores, mas não temos margem para falar de 5g. Estamos falando de casas sendo vendidas de 120 a 160 mil reais. Infelizmente, muitas vezes, ainda falta o básico.


Existe parceria público privada?

Projeto 100% privado e nós da Planet, que os construímos. Escolhemos uma área, fazemos todo o projeto e depois que conseguimos todas as autorizações necessárias, nós mesmos (Planet) iniciamos o projeto e construímos toda a estrutura.

 

Autoridades de cidades próximas a uma Smart City, chegam a contactar vocês para fazerem algum tipo de projeto em comum ?

Sim, existem prefeitos que nos procuram.



A Planet Smart City é uma companhia totalmente disruptiva. Quais aspectos uma empresa deve se atentar para ser inovadora?

Sonhar grande, fazer algo diferente do mercado requer correr riscos. Acredito que para ser inovador deve-se sonhar grande, ser resiliente e nunca desistir.  



Quais os projetos em andamento e quanto a empresa espera faturar nos próximos anos ?

Na América Latina, temos um projeto que será lançado na Colômbia. Estamos desenvolvendo outro na Itália, em Turim, onde temos o “Centro de Competência”, um centro que tem mais de 400 funcionários, engenheiros, arquitetos, urbanistas, etc. São eles que criam os projetos, buscam as soluções inteligentes integradas dos projetos e que são consultores para nós da Planet e terceiros. A intenção é de chegar no Brasil todo.


Faturaram quanto no último ano ?

Fechamos 2022 com US100 milhões de dólares de faturamento total no grupo. No Brasil, em 2023, tivemos um faturamento de R$200 milhões de reais.


Você já recebeu diversos prêmios. Conte-nos sobre a responsabilidade de ser precursora em um assunto tão importante que é o meio ambiente.

 

É um grande orgulho. Me mudei do outro lado do mundo com um sonho que virou realidade, mas quem recebe o prêmio é a Planet, é o trabalho em equipe sendo reconhecido. O maior reconhecimento foi na ONU, concorremos com 3 países e ganhamos, foi uma honra imensa. O prêmio foi de US$1 milhão de dólares para colocarmos em energias alternativas nos projetos. Eu percebo como isso impacta nos outros sim, tento sempre passar otimismo e ética, trabalhar bem e corretamente traz resultados positivos.

 

Uma mensagem para empreendedores dentro do contexto "Smart".

Sou naturalmente uma pessoa otimista. Nada é fácil, mas precisamos ser otimistas e fazer, tirar do papel. Cada pequena atitude nossa no dia a dia pode impactar centenas de pessoas e causar mudanças imensas.

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