SILVANA BUZZI

DIRETORA EXECUTIVA STERNA CAFÉ E EX-DIRETORA EXECUTIVA DA ABF, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING
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Silvana Buzzi

Diretora Executiva Sterna Café e Ex-diretora executiva da ABF Associação Brasileira de Franchising

“O sistema de franchising é muito colaborativo. É uma forma dos empreendedores expandirem os seus negócios, bem como possibilitar às pessoas, que sempre desejaram empreender, iniciarem essa jornada através do uso de uma marca já consolidada no mercado e com o apoio de um empresário experiente, o franqueador.”

 

Você foi diretora executiva da ABF durante quase 3 anos. Como funciona o sistema de Franchising ?

O sistema de franchising é muito colaborativo. É uma forma dos empreendedores expandirem os seus negócios, bem como possibilitar às pessoas, que sempre desejaram empreender, iniciarem essa jornada através do uso de uma marca já consolidada no mercado e com o apoio de um empresário experiente, o franqueador.

 

Quando deve-se franquear um negócio?

Apesar de ser um modelo de negócios consolidado no Brasil, com 14,3% de crescimento em 2022 e projeção de crescimento entre 9,5% a 12% em 2023, este modelo não é viável a todos os negócios. É necessário avaliar se a formatação do negócio para o modelo de franquias poderá ser feito de maneira eficiente e com custos aceitáveis, observar se há mercado para franquias deste modelo e se ele pode oferecer algum diferencial para os empreendedores.  Além disso, a contratação de uma consultoria especializada para a formatação do negócio pode ser fundamental.


Quais as vantagens e desafios em um modelo de negócios de franchising ?

Sob a ótica do franqueador, entre outras vantagens, destaco a maior rapidez na expansão do negócio com baixo investimento próprio e maior penetração de mercado, devido à visibilidade e capilaridade alcançadas com a abertura das unidades franqueadas.

Quanto aos desafios, cito os cuidados na definição do perfil do candidato ideal a franqueado e a manutenção dos padrões operacionais da rede que, frequentemente, por falta de treinamento ou descaso, deixam de ser seguidos.

 

Quais pontos devem ser analisados pelo franqueado antes da aquisição de uma franquia ?

Incialmente é importante que ele avalie os aspectos relacionadas à vida pessoal, como a capacidade de investimento, a quantidade de tempo que se deseja disponibilizar para o negócio, quais segmentos possui maior afinidade, dentre outros. Na sequência, sugiro pesquisar sobre as franquias conforme o perfil de interesse, avaliar a experiência do franqueador e o suporte oferecido, avaliar a saúde financeira da franquia, o cumprimento às exigências legais e conversar com os outros franqueados da rede escolhida.

 
Qual a importância da relação entre franquia e franqueado ? E como, em tese, uma boa relação deve ser estabelecida ?

Um bom relacionamento entre franqueador e franqueado é fundamental, pois o franchising se baseia no compartilhamento de esforços entre as partes. Os cuidados na relação contribuirão para superar desafios e construir uma rede de sucesso. Assim, franqueador e franqueado precisam colaborar entre si para entender quais são os desafios e buscar soluções para o crescimento recíproco.

 

Qual a importância da cultura organizacional para o sucesso de uma franquia?

A cultura organizacional é fundamental em qualquer empresa e no franchising não é diferente. Ela influencia diretamente no clima organizacional, pois estabelece os valores que serão empregados no cotidiano da rede, sendo essencial para aumentar a satisfação dos colaboradores e garantir o sucesso da franquia.


Como fazer gestão eficiente e inteligente em uma franqueadora ?

Eu destacaria 5 pontos de atenção: foco, planejamento, valorização da individualidade dos membros do time, atenção às inovações e não ter compromisso com as falhas.


Quais os erros mais comuns em novas franquias e novos franqueados ?

Subestimar o treinamento é um ponto de atenção, até mesmo sob perspectiva da franqueadora, que algumas vezes não investe tudo o que deveria nesta área. Por outro lado, é comum franqueados faltarem ao treinamento, visto que estão preocupados com a montagem da loja. Muitas vezes acham que a presença é desnecessária e enviam um representante.


Com o avanço da tecnologia, quais as tendências você observa ? Seja para novos negócios, processos, etc ?

As novas tecnologias e mídias digitais estão criando um novo perfil de consumidor e o varejo vem sendo fortemente impactado por essa realidade. A internet das coisas, realidade virtual e inteligência artificial vão propiciar cada vez mais experiências de compra ainda mais intensas e não podemos ignorar essa realidade. Gosto também de destacar como tendência a evolução no papel do líder em 3 pontos: a eficiência da equipe, usando dados e aplicando tecnologia de ponta para efetivamente encontrar a melhor maneira de se atingir resultados; equilíbrio emocional para que consigam juntos superar o desafio e diversidade da equipe na busca de eficiência.

Você assumiu recentemente o comando da rede de cafeterias Sterna Café. Como tem sido a experiência?

Tem sido meses incríveis por diversas razões: a figura do franqueador e presidente da rede, como grande empreendedor e o visionário; as pessoas que fazem parte do negócio e que são realmente apaixonadas pela marca e por café; o potencial que a marca representa hoje no mercado; o avanço em inovações e o plano de expansão em todo Brasil. Importante nos acompanhar de perto!


Qual o público alvo de vocês?

O nosso público é bastante diverso, mas principalmente voltado para quem gosta de apreciar um bom café. Somos uma rede nacional de franquias de cafeteria cujo propósito é o de democratizar o acesso a um café de qualidade por um preço justo.


Ir a uma cafeteira é mais que tomar café, é uma experiência. Quais os diferenciais do Sterna Café ?

Além do ambiente acolhedor e o atendimento, nossos cafés são especiais, certificados e servidos por meio de diferentes métodos de extração, fugindo do conceito padrão de cafeteria. Temos também um cardápio variado que atende todos os horários do dia.


Quais as maiores diferenças entre brasileiros e estrangeiros no modo de consumir café ?

Somos o segundo país que mais consome a bebida, mas ainda não temos a cultura de consumir um café especial e esse é o propósito da Sterna Café. Para que vocês entendam um pouco mais sobre as diferenças, os cafés tradicionais se caracterizam pela moagem muito mais fina e uma torra bastante escura para disfarçar as imperfeições dos grãos. O resultado é o amargor do grão, por isso a necessidade de adoçá-lo. Um café especial destaca-se pela qualidade dos grãos, pelos sabores e aromas que podem ser frutados, herbais, doces como caramelo e chocolate. Podemos fazer uma analogia com o vinho, pois o café também pode ser apreciado por suas características sensoriais e não apenas pela cafeína. Dependendo da região de cultivo, do cuidado pós-colheita e da torra, você tem cafés diferentes e deliciosos.

 

O Deiverson Migliatti, fundador da companhia, costuma buscar inspiração em cafeteiras do mundo todo e recentemente viajou por 8 países de 4 continentes diferentes. Quais novidades podemos esperar?  

 

É verdade, o Deiverson sempre teve preocupação em apresentar um ambiente diferenciado na experiência no consumo do café especial, razão pela qual já viajou por mais de 60 países e fez duas voltas ao mundo. Por isso o nome da marca Sterna vem da ave de mesmo nome, um pássaro que ao longo de sua vida percorre o equivalente a 60 voltas na Terra. Desse modo, pode-se esperar cada vez mais novidades sobre o que rola no mundo dos cafés especiais, propiciando aos clientes a sensação de dar uma volta ao mundo sem sair do lugar.


Você é embaixadora do grupo empresarial LeaderX. Como tem sido a experiência ?

O LeaderX é um dos melhores grupos de liderança empresariais que já participei. É um grupo altamente qualificado, com encontros presenciais e virtuais, onde a troca e o networking entre os participantes é muito grande. Recomento a todos os grandes lideres!

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