Conte-nos um breve resumo da história da Maple Bear ?
A Maple Bear, fundada em 2004 no Canadá, é uma empresa de educação de atuação internacional e foi criada com o objetivo de oferecer um programa de ensino baseado nas melhores práticas do sistema educacional canadense, considerado um dos melhores do mundo.
Através das melhores práticas da educação bilíngue, focadas no aluno, oferece um ambiente seguro e estimulante que prepara para o sucesso durante toda a sua trajetória (Life Long Learning).
Desde então, a Maple Bear expandiu seus serviços para oferecer programas da pré-escola ao ensino médio, respeitando a legislação de cada país e incorporando o melhor da educação canadense.
Hoje, a Maple Bear está presente em mais de 35 países e é reconhecida por sua abordagem inovadora e eficaz no ensino em diversas línguas e estratégias educacionais.
Quais as características do método educacional Maple Bear ?
O currículo da Maple Bear é escrito por uma equipe de especialistas educacionais canadenses e continuamente atualizado com as práticas mais recentes.
No nível pré-escolar a Maple Bear oferece um sistema de aprendizado de imersão em inglês, no caso do Brasil, com foco no aluno, baseado na pedagogia educacional canadense e nas suas melhores práticas. No ensino fundamental e médio, o programa é bilíngue e garante que os alunos possam continuar seus estudos em seu país de origem ou no exterior.
Algumas destas características são:
Como funcionam as aulas ?
As aulas da Maple Bear são projetadas para serem divertidas e envolventes, a fim de tornar o aprendizado mais agradável para as crianças. Os professores usam uma variedade de técnicas de ensino, como atividades lúdicas, jogos e projetos, para ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades linguísticas e sociais. Também podem incluir o uso de tecnologia, como tablets e aplicativos, para complementar o aprendizado.
As aulas da Maple Bear são divididas em grupos de acordo com a idade e o nível de habilidade das crianças, para garantir que cada criança esteja recebendo o ensino adequado às suas necessidades. As aulas também são adaptadas para atender às necessidades individuais de cada aluno, para garantir que elas estejam recebendo o apoio que precisam para se desenvolver e progredir.
Existe algum tipo de diferença/peculiaridade no método de ensino de país para país ?
O método de ensino, as estratégias utilizadas e a dinâmica das salas de aula são desenvolvidas no Canadá com base nas melhores práticas da Educação Canadense e os conteúdos e estruturas curriculares são ajustadas a Base Nacional ou Common Core de cada um dos países, para permitir a dupla certificação e o total Compliance com as regras da legislação local.
A Maple Bear é uma rede global de educação. Vocês fazem aulas conjuntas com alunos de diversos países ? Pensam nessa possibilidade?
Este é um dos grandes diferenciais da Maple Bear, pelo fato de atuar em diversos países, desenvolvemos um programa inovador chamado Global Connections. Este programa exclusivo da Maple Bear oferece aos alunos a oportunidade de conectar com alunos de diferentes países e culturas através de atividades e projetos colaborativos. Desta forma os alunos desenvolvem habilidades interculturais e globais, bem como fomenta o entendimento e o respeito pelas diferenças culturais.
As atividades do Global Connections são projetadas para ser divertidas e enriquecedoras para os alunos, a fim de ajudá-los a aprender de maneira significativa e a se conectar com outros de uma forma que vá além das fronteiras geográficas.
Quais as vantagens e desafios de um modelo de negócios de Franchising ?
Um modelo de negócios de franchising é um acordo em que uma empresa, conhecida como a franqueadora, permite que outras empresas, conhecidas como franqueados, utilizem seu nome, marca e modelo de negócios em troca de uma taxa de franquia, royalties e outras formas de remuneração.
Existem algumas vantagens e desafios associados ao modelo de negócios de franchising:
Vantagens:
Desafios:
Quais os indicadores necessários para a implementação de uma nova unidade Maple Bear ?
Há vários indicadores que podem ser considerados ao avaliar a viabilidade de implementar uma nova unidade da Maple Bear. Alguns exemplos incluem:
Como é feito o processo de seleção e treinamento dos franqueados ?
Na Maple Bear, o processo de seleção e treinamento de franqueados é cuidadosamente planejado e executado para garantir que os franqueados estejam equipados para operar suas unidades de maneira eficiente e bem-sucedida.
O processo de seleção de franqueados geralmente começa com a análise dos dados da candidatura do interessado em se tornar um franqueado. A Maple Bear então convidará o candidato para o processo de seleção, com diversas entrevistas e check points para avaliar sua capacidade de investimento e gestão . Durante a entrevista, serão discutidos os requisitos e expectativas do franqueado, bem a experiência do candidato e sua habilidade para gerenciar um negócio.
Se o candidato for aprovado no processo de seleção, ele participará de um treinamento intensivo que o preparará para operar sua unidade da Maple Bear.
O treinamento pode incluir sessões de treinamento presenciais e on-line, além de etapas conduzidas pela equipe de executivos do país e de treinadores canadenses designados especialmente para transferir know how e experiência prática. Além disso, os franqueados terão acesso a uma ampla variedade de recursos e suporte da Maple Bear para ajudá-los a gerenciar e operar sua unidade de maneira eficiente e bem-sucedida.
Como é a relação com os franqueados?
A Maple Bear valoriza muito a relação com seus franqueados e trabalha diligentemente para garantir que eles estejam equipados com os recursos e suporte de que precisam para operar suas unidades de maneira eficiente e bem-sucedida.
A Maple Bear oferece aos franqueados um amplo leque de recursos e suporte, incluindo treinamento intensivo, acesso a materiais didáticos e recursos educacionais, suporte em marketing e vendas e suporte técnico e operacional. Além disso, mantém uma linha de comunicação aberta com seus franqueados e está sempre disponível para responder a perguntas e fornecer orientação e apoio.
A Maple Bear também promove a colaboração entre seus franqueados, oferecendo a oportunidade de participar de eventos e grupos de discussão para compartilhar ideias e experiências. Isso ajuda a promover uma cultura de colaboração e sucesso mútuo entre os franqueados da Maple Bear.
Quais conselhos para quem quer empreender no setor de Franchising ?
Se você está considerando empreender no setor de franchising, a ABF ( associação brasileira de franchising) oferece vários cursos que podem ajudá-lo a ter sucesso.
Algumas dicas abaixo:
Depois que você assumiu como CEO da Maple Bear em 2017, a empresa mais do que dobrou o crescimento no Brasil. Quais estratégias foram implementadas?
Foi uma sinergia envolvendo um grupo educacional brasileiro (Grupo SEB, que opera escolas e negócios de educação no Brasil há mais de 50 anos) que ingressou na Rede Maple Bear em 2017 como Master Franqueado para a América do Sul, expandido para a América Latina em 2018 e assumindo o controle da operação Global em 2020, na véspera da Pandemia; e a experiência e modelo de negócios dos sócios-fundadores da Maple Bear no Canada que gerou um grande catalisador de crescimento para as escolas no Brasil que já estavam em operação no país desde o inicio em 2004;
A estratégia utilizada foi de migrar para uma entrega Premium da Maple Bear no Brasil, focando em estruturas e arquiteturas diferenciadas, que potencializou a entrega de educação de alta qualidade baseada nos padrões da Maple Bear. Também potencializar o crescimento dos franqueados já existentes, com a abertura de novos segmentos nas suas atuais escolas – do ensino infantil para o ensino fundamental e na sequência para o ensino médio. Como resultado houve uma aceleração da expansão para novas cidades e regiões em 2018 e desde então , crescemos cerca de 300% no período ( de 72 escolas em operação em 2017 para mais de 200 escolas em 2022, também evoluindo de um número de alunos atendidos de 12.000 em 2017 para 33.000 em 2022).
Esse resultado envolveu o trabalho de toda uma equipe altamente capacitada e muito motivada.
Quais os planos de expansão da empresa ?
Continuamos com um plano de expansão bastante estruturado para abertura de novas escolas no Brasil, com grandes oportunidades na América Latina e a continuidade dos nossos processos em várias outras regiões do mundo, onde evoluímos de 200 escolas em 2017 para mais de 550 escolas neste ano.
Nos próximos passos visamos atuar em novos territórios, levando a Maple Bear para um patamar de mais de 1.000 escolas nos próximos 5 anos, garantindo que a entrega do melhor da educação canadense pela Maple Bear possa ser oferecido para cada vez mais famílias e alunos.
Quais as características para se fazer uma boa gestão ?
Existem várias características importantes que podem ajudar a garantir uma boa gestão em qualquer empresa ou organização. Algumas das características mais importantes incluem:
Quais os maiores desafios enquanto CEO de uma grande empresa?
Existem muitos desafios que um CEO de uma grande empresa pode enfrentar, mas citaria alguns que na minha opinião são essenciais como:
Conselhos para quem deseja ter êxito na carreira corporativa?
Na minha vivência de mais de 20 anos em empresas de grande porte:
Qual a sua opinião a respeito do crescente número de CEOs pedindo demissão nos últimos meses, alegando estresse mental? Como as empresas podem resolver essa situação?
O estresse mental é uma questão séria e crescente atualmente que pode acarretar a desmotivação pessoal, rendimento no trabalho e perda de qualidade de vida. Para prevenir este quadro, as empresas devem criar um ambiente de trabalho saudável e positivo, que promova o bem-estar dos funcionários possibilitando o equilibro entre trabalho com a vida pessoal e se necessário oferecer ferramentas de apoio emocional e profissional.
Como tem sido a sua experiência dentro do grupo empresarial Leader X ?
Tem sido muito positiva e em constante evolução. Tenho participado há muitos anos e a qualidade dos encontros, conexões e temas sempre relevantes e atualizados tem surpreendido positivamente. O networking de alta qualidade permite contribuições de alto nível visando a melhoria contínua de todos os envolvidos.
O setor educacional foi um dos mais afetados pela pandemia do Coronavírus. Como vocês lidaram com a situação?
Sim, é verdade. A pandemia do COVID-19 afetou muito o setor educacional em todo o mundo. Muitas escolas, universidades e outras instituições de ensino foram obrigadas a fechar suas portas ou a adotar modelos de ensino à distância em um esforço para conter a propagação do vírus. Isso teve um impacto muito significativo na forma como as pessoas aprendem e nos resultados dessas instituições.
Ao mesmo tempo, a pandemia também trouxe novas oportunidades para o setor, como a expansão do ensino à distância e o aumento da demanda por ferramentas de aprendizagem online. O grande desafio foi conseguir entregar a mesma qualidade de ensino, numa adaptação abrupta e necessária dos modelos tradicionais para o virtual.
Nós nos adaptamos de forma muito rápida e estruturada, envolvendo trabalho intenso e em menos de 90 dias estávamos com nossas plataformas 100% alinhadas para a nova realidade a distância. Da mesma forma nossos professores foram treinados e preparados, com suporte dos nossos educadores e especialistas canadenses a distância, com acompanhamento das aulas em tempo real.
Vivemos um novo normal após a pandemia do coronavírus. As aulas são todas presenciais? Vocês têm algum tipo de sistema híbrido? Como tem funcionado o sistema de ensino pós-Coronavírus?
Dependendo de cada um dos países onde operamos, as realidades são distintas; algumas regiões voltaram 100% presenciais, mas com mais treinamentos híbridos; outras se mantem híbridas devido a restrições ou novas regulamentações e outras ainda estão em Lockdown até hoje, como China, Hong Kong e até recentemente Vietnam, onde continuamos com o modelo 100% remoto até que esteja liberado para o presencial.
Nosso programa de Global Connections tem evoluído constantemente e tem sido capaz de atender a mais alunos e professores com qualidade possibilitando o ensino híbrido entre presencial e a distância, sempre que necessário.
Com o metaverso chegando e a tecnologia cada vez mais desenvolvida, como vocês visualizam os métodos educacionais no futuro?
Se pensarmos nesse tema como uma ideia que se refere a mundos virtuais interconectados, que podem ser acessados por dispositivos de realidade virtual ou aumentada, isso pode contribuir e muito para engajamento dos alunos nas atividades compartilhadas.
No entanto, é importante lembrar que a tecnologia deve ser usada como uma ferramenta para melhorar a educação e não como um substituto para ela.
Estamos sempre prontos a ajudar você. Caso deseje entrar em contato, mande uma mensagem.