“Acreditamos que os próximos 20 anos serão maiores que os últimos 200 anos. Estamos vivendo um momento único para a humanidade, onde o que era importante perdeu importância, o que não era pensado agora é vivido no cotidiano das pessoas. Estas mudanças são tão patentes, que estamos presenciando a expansão e descentralização do conhecimento, da economia, da maneira como nos relacionamos, como fazemos negócios, inclusive em nosso estilo de vida. Estamos evoluindo cada vez mais rápido em pouquíssimo tempo, rumo a um desenvolvimento nunca visto.” Ricardo Cancela
O LeaderX também abre espaço para que instituições sociais que estão dentro ou próximas ao nosso ecossistema compartilhem suas necessidades e desafios. Hoje são 17 projetos nacionais e internacionais apoiados por nossa rede, que tem agilidade para buscar ou oferecer meios de ajudar as suas causas.
Mediante a iniciativa do Cancela, novos negócios e parcerias acontecem a todo o momento no Ecossistema do LeaderX, tornando-o conhecido e chamado carinhosamente como um “Construtor de Pontes”. Uma dessas novas parcerias foi feita entre o Instituto Adus e a BASF, Marcelo Haydu e Marcos Fernandes.
AS PARTES:
Ricardo Cancela
Co-fundador e Chairperson do LeaderX.
Marcelo Haydu
Fundador e Diretor Executivo do Instituto Adus.
Marcos Fernandes
Com mais de 30 anos de carreira na BASF, Marcos é diretor do negócio de Tintas Automotivas há mais de 6 anos. O executivo já exerceu o cargo de CFO na filial da empresa na Colômbia. Formado em Contabilidade pela Fundação Santo André, com MBA em Logística pelo Instituto IMAM, o diretor tem mais de 25 anos de experiência em gestão financeira, controladoria, marketing e processos de supply chain dentro de empresas transnacionais.
Instituto Adus
É uma ONG que promove a integração de refugiados na sociedade brasileira há mais de dez anos. Nós, do Adus, sabemos que a busca por refúgio não é uma escolha. É um direito. Refugiados são pessoas em situação de risco e vulnerabilidade, que tentam recomeçar suas vidas com segurança.
Sua migração forçada ocorre por causas diversas, incluindo perseguição, conflitos armados e violações de direitos humanos. Essa é uma realidade global e o Brasil é um dos países que assumem deveres e obrigações legais relacionadas ao acolhimento de refugiados. Ao exercer esse compromisso, nosso país colhe benefícios econômicos, culturais e sociais. Nesse contexto, o Adus apoia aqueles que chegam ao Brasil, para que possam escolher os seus caminhos de forma autônoma e consciente.
Na prática, oferecemos ao refugiado orientação jurídica, capacitação, intermediação junto a empresas para colocação profissional e ensino de português. Também somos responsáveis pela escola de idiomas Unno, onde professores refugiados ministram aulas de inglês, francês e espanhol. O Adus é uma organização laica e apartidária. Acreditamos que integrar só é possível graças à mobilização da sociedade civil e grande parte do trabalho que realizamos acontece por meio de voluntariado, com baixo custo e alto impacto social.
O Grupo BASF
A BASF é uma indústria química alemã que contribui com quase todos os setores produtivos e em quase todos os países do mundo e tem o propósito de criar química para um futuro sustentável. Combina sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Seu portfólio é organizado nos segmentos de Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. No Brasil, possui mais de 4 mil colaboradores, 8 unidades produtivas além dos centros de pesquisa e desenvolvimento.
A PONTE:
Ricardo Cancela é conselheiro em diversos projetos, dentre eles o Instituto Adus, Com a entrada de Marcelo Haydu (fundador do Instituto ADUS) no ecossistema LeaderX e o conhecimento da causa dos refugiados pelo Marcos Fernandes, os propósitos se convergiram rapidamente. Cancela intermediou o contato entre os dois. Fernandes conheceu Haydu e o instituto em 2021, por meio de sua participação no grupo LeaderX. Ele fez a conexão do Instituto com a equipe da BASF responsável pelas iniciativas de diversidade e engajamento social. O Adus apresentou o trabalho realizado e uma proposta de colaboração, o que acabou gerando uma parceria com a BASF, que tem apoiado o Instituto tanto financeiramente, quanto em divulgar as ações que eles fazem internamente. Agora eles seguem buscando maneiras de estender a parceria tentando viabilizar o uso dos serviços que eles oferecem internamente.
“O ADUS foca na capacitação dos refugiados e inclusão no mercado de trabalho, faz a ponte com as empresas, tirando dúvidas, quem são as pessoas, porque vieram pro Brasil, em que contexto, se têm documentação etc. Questões básicas até questões mais complexas, culturais. Caráter inicial educativo.Temos uma escola de idiomas, um projeto social chamado, Nós o Mundo, capacitando refugiados para darem aula, aqueles que têm o domínio de francês, inglês ou espanhol, eventualmente irão ter uma fonte renda. Aulas na sede, espaço de parceiros e algumas empresas, por ex: Nubank, Camargo Correia, Easy Invest etc. Já beneficiamos mais de 11 mil pessoas ao longo de mais de 12 anos de vida, pessoas de mais de 60 nacionalidades. É cada vez maior a procura de pessoas buscando o Brasil para refúgio. O Brasil tem cerca de 65.000 refugiados, na casa de 140mil solicitantes de refúgio. Na ponta da linha, quem faz os trabalhos são as ONGs. Aquilo que o Adus não faz, tentamos viabilizar com orientações de terceiros ou com parceiros.”
Marcelo Haydu
“Tem toda conexão com o Adus. Queremos manter o apoio e seguir trabalhando internamente gerando engajamento, trazendo pessoas para o Amigo Adus, independentemente da empresa, ajudar o Instituto Adus a crescer, desenvolver e gerar mais impacto. Buscamos soluções de recrutamento, usar o processo de seleção de pessoas na base que o Marcelo oferece para trabalhar aqui. Buscamos incentivar o voluntariado corporativo dentro da empresa, ajuda na formação das pessoas. Muitas vezes as pessoas querem participar mas não tem oportunidades. É uma maneira de incentivarmos isso. Estamos também tentando, de alguma maneira, trazer soluções que o Marcelo utiliza no Adus, fazê-las funcionar internamente na BASF. É necessário que todo gestor e empresa faça um pouquinho para que possamos ajudar as causas sociais. Tudo isso tem um poder muito grande se fizermos de maneira contínua.”
Marcos Fernandes
“Sabemos da importância dessas ações e o quanto isso impacta a vida humana. Cada vida que conseguimos mudar é uma vitória gigantesca. Nós, como cidadãos, devemos tomar atitude, sem esperar ação do governo. Quanto mais fizermos, mais chamará atenção das pessoas a ajudarem a causa. Procure você a ajudar uma vida próxima.”
Ricardo Cancela
O LeaderX segue crescendo e fazendo a diferença. Após quase 8 anos de existência, é uma organização diferenciada, em rede, estruturada em comunidades horizontais de cooperação com iniciativas em 14 países. Um novo patamar nas relações empresariais. No Brasil, a comunidade já ultrapassa 4 mil grandes líderes. Venha conhecer e fazer parte desse ambiente de transformação de negócios, causas e pessoas. Acesse leaderx.com.br.
Estamos sempre prontos a ajudar você. Caso deseje entrar em contato, mande uma mensagem.