Jornada Corporativa: Navegando nos Desafios da Liderança em um Mundo BANI
Empresarial
Silvana Buzzi - Diretora Exetuiva na Sterna Café
Foto silvana buzzi

Este é meu primeiro artigo para a revista SimpleBusiness, e gostaria de começar compartilhando um fato com vocês: pretendo estabelecer um canal de comunicação próximo com meus leitores, quase como um diário de minha jornada no mundo corporativo, que começou há muitos anos. Para esta primeira conversa, gostaria de abordar um dos temas que mais me interessam em minha rotina como executiva: a liderança. Mas não apenas a liderança em geral, e sim a liderança em um mundo BANI – Frágil, Ansioso, Não-Linear e Incompreensível.

 

Para aqueles que já estão familiarizados com o termo, digo que o mundo não é mais VUCA – Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. E para aqueles que ainda não ouviram falar desses termos, eles oferecem uma visão dos desafios enfrentados pelo mundo contemporâneo e foram criados para facilitar a compreensão da realidade em que vivemos. Portanto, é possível falar sobre liderança sem levar em consideração a realidade em que estamos inseridos? Não, sem dúvida alguma.

 

Tudo pode parecer sólido até deixar de ser em um instante. Uma praga pode destruir uma plantação inteira, um vírus pode colocar o mundo em isolamento. Não temos controle sobre tudo, mas precisamos desenvolver a capacidade de prosperar no caos e estar preparados e abertos para tais situações.

 

O mundo está ansioso devido ao excesso de informações e mudanças. Quando há uma atmosfera de ansiedade, líderes de destaque incentivam as pessoas a se comprometerem com um propósito claro e uma direção bem definida. Eles designam tarefas e obrigações de maneira precisa, reiterando à equipe a importância e o valor de seu trabalho. Ao oferecer uma visão clara do destino e uma compreensão profunda do propósito, a ansiedade se dissipa e a ação direcionada assume o centro das atenções.

 

Existem muitos exemplos que ilustram a falta de linearidade. Um deles é o mundo da tecnologia, onde uma novidade surge antes que a anterior saia de moda. Não queremos que nossas empresas se tornem a próxima Blackberry. Uma das mensagens do filme, para quem ainda não assistiu, é que o sucesso do passado não garante o futuro. Mas já sabemos disso, não é verdade? No entanto, muitas vezes, com a correria do dia a dia, acabamos ignorando esse poderoso fato.

 

Por fim, o incompreensível. Apesar de aparentar ser um mundo governado pela lógica, a realidade é que esta se mostra insuficiente para elucidar todos os acontecimentos. Essa incompreensão, algumas vezes gerada até pelo excesso de dados, pode mais a atrapalhar que trazer orientações. Mas é preciso avançar, mesmo que não tenhamos todas as respostas.

 

No geral, o mundo BANI nos ensina que a certeza de hoje pode ser desmentida amanhã. Portanto, nós, líderes, precisamos enfatizar a resiliência e a tomada de decisão deve considerar todos os cenários possíveis e impossíveis.

 

Mas qual é a novidade em tudo isso? Nos mares tempestuosos da aceleração do mundo corporativo, a novidade está em ser quem você pode ser, ser a melhor versão de líder possível e estar sempre atento às transformações no mundo. Transmita valores claros, inspire confiança e cultive uma cultura empresarial que seja um farol de excelência, futuro e integridade, respeitando sempre seu tempo.

Fale conosco

Estamos sempre prontos a ajudar você. Caso deseje entrar em contato, mande uma mensagem.