Um dos requerimentos prediletos dos recrutadores corporativos é que a pessoa seja inovadora e criativa, pois os novos tempos, de incertezas e grandes volatilidades, que vieram para ficar, exigem muito engajamento, motivação, resiliência, iniciativa, empatia e muita inovação e criatividade... e coloca criatividade nisso.
A pergunta que não quer calar é: criatividade já nasce com a gente ou pode ser treinada? E a boa notícia é que todos nós somos criativos, em maior ou menor grau, e ela pode e deve ser treinada. Também acredito que um grande estímulo para a criatividade seja a necessidade; quando temos alguma carência ou algo nos falta, aí precisamos correr atrás para resolver.
Mas existe um porém: não adianta só treinar as pessoas para serem mais criativas, se a empresa não propiciar outras condições para que se obtenha os resultados esperados. Veja a seguir algumas medidas importantes que precisam ser tomadas para se criar um ambiente realmente estimulante para a criatividade dos funcionários:
Existem vários métodos de treinamento de criatividade que estão sendo aplicadas por décadas, porém li recentemente sobre um método, baseado na teoria da narrativa, que ajuda a estimular a criatividade e a inovação nas pessoas, recém-publicado nos Anais da Academia de Ciências de Nova York, pelos professores Angus Fletcher e Mike Benveniste, ambos participantes do Projeto Narrative da Universidade estadual de Ohio.
Esse método, baseado na teoria narrativa, ajuda as pessoas a serem criativas na forma como crianças e artistas são: Inventando histórias que imaginam mundos alternativos, mudando de perspectiva e gerando ações inesperadas.
O método narrativo funciona reconhecendo que somos todos criativos e utiliza muitas das técnicas que os escritores usam para criar histórias. Uma delas é desenvolver novos mundos em sua mente. Por exemplo, os funcionários de uma empresa podem ser convidados a pensar em seu cliente mais incomum – então imagine um mundo em que todos os seus clientes sejam assim. Como isso mudaria o negócio destes funcionários? O que eles teriam que fazer para sobreviver? Outra técnica é a mudança de perspectiva. Um executivo de uma empresa pode ser convidado a responder a um problema pensando como um membro de outra área na empresa.
Os autores comentam que "Criatividade não é sobre adivinhar o futuro corretamente. Trata-se de se abrir para imaginar possibilidades radicalmente diferentes e quando você faz isso, você pode responder mais rapidamente e com agilidade às mudanças que ocorrem."
Uma dificuldade das empresas em buscar pessoas muito criativas, para um time convencional, é que a integração se torna mais difícil, uma vez que, as pessoas que os líderes se identificam como criativas são quase sempre pessoas como eles mesmos, ou seja, se promove a conformidade em vez da originalidade. Por isso é importante se fazer um treinamento com o time existente, antes de sair contratando gente nova. Isto otimiza, valoriza e estimula o quadro de funcionários existente na empresa. Os treinamentos realizados com o exército americano e várias empresas privadas já demonstram ótimos resultados e estão atraindo positivamente a atenção do mundo corporativo.
O poder da narrativa é muito grande, pois histórias ativam fortemente nosso cérebro e são amplamente utilizadas, não só em treinamentos corporativos, mas também em outras áreas de trabalho. Vale para crianças e adultos de qualquer idade.
Quero, porém, trazer um exemplo prático de empresa inovadora, a EMBRAER, considerada a empresa mais inovadora do Brasil, ganhadora do prêmio Valor Inovação 2021 em reconhecimento a capacidade de gestão, investimento em novas soluções e comprometimento total com a inovação, segundo destaque de seu presidente Francisco Gomes Neto: “Um prêmio que dedicamos aos nossos 18 mil colaboradores, ao redor do mundo, que trabalham para a criação de um futuro mais sustentável e inovador ”.
A inovação é uma das prioridades que, ao longo do tempo, foi incorporada à cultura da Embraer por meio de várias ações, e de uma maneira mais formal, em 2012, quando a empresa criou a área de cultura de inovação para incentivar alguns comportamentos, por meio de programas de mentorias, novos conhecimentos e programa de intraempreendedorismo, entre outras iniciativas, transformando-se mais tarde na vice-presidência de inovação, transformação digital e de novos negócios.
Além do comprometimento de toda a liderança com a cultura de inovação e criatividade, é importante ressaltar que a inovação não está restrita a um departamento específico que produz soluções incríveis em tempo integral. Foram criados processos para dar o suporte necessário para que os demais setores da empresa possam explorar a capacidade de inovar em suas respectivas áreas de atuação.
Além de parcerias com startups, que trazem um dinamismo diferente aos métodos e processos convencionais, a área de inovação criou, por exemplo, o programa de intraeempreendedorismo, que hoje é uma frente importante na Embraer, onde qualquer funcionário que tiver uma proposta de inovação tem, imediatamente, 20% do seu tempo para se dedicar ao desenvolvimento da solução. O objetivo é que o colaborador consiga quebrar alguns padrões, elaborando projetos que tragam novos produtos ou processos para a companhia.
Assim como a EMBRAER, existem muitas outras empresas brasileiras que estimulam o empreendedorismo entre seus colaboradores, lembrando que a palavra “empreender” implica na capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas, segundo definição do SEBRAE.
Resumindo: somos todos criativos... só depende da oportunidade e (ou) da necessidade!
Estamos sempre prontos a ajudar você. Caso deseje entrar em contato, mande uma mensagem.