O concurso Miss Universo (MU) é um dos eventos mais vistos no mundo, com uma audiência internacional estimada em um bilhão de telespectadores em mais de 180 países.
O MU foi criado na Califórnia, em 1952, pela empresa de vestuário Pacific Mills e tornou-se por meio dos anos um evento da Kayser-Roth Corporation e da Gulf and Western Industries, até ser comprado em 1996 pelo empresário e na época futuro presidente dos Estados Unidos, Donal Trump.
Em 1998, o Miss Universo alterou sua razão social de Miss Universe Inc. para Miss Universe Organization e sua sede foi transferida de Long Beach para New York, também nos Estados Unidos. Nesta ocasião, Donald Trump contratou uma nova equipe de profissionais de suas empresas para dirigir e organizar o concurso, incluindo a CEO Molly Miles e a presidente Maureen Reidy.
A organização passou a usar o lema "Redefinido para o presente" para a realização de seus concursos. Na mesma época criou sua nova logomarca: "The woman with the stars" ("A mulher com as estrelas"), representando a beleza e a responsabilidade das mulheres em todo o Universo.
No final de 2015, Trump vendeu a organização e os direitos sobre os concursos de beleza que ele administrava para a empresa WME-IMG, do empresário William Morris Endeavor.
Muitas pessoas associam o evento e a empresa Miss Universo como algo “fútil” e “banal”, criticando ao fato de criar-se uma competição entre mulheres, baseadas em beleza, o que hoje em dia não se resume, pois, o concurso vai muito além, impactando e transformando a vida das pessoas.
Com esta síntese que acabei de fazer, acredito que fica nítido o tamanho da empresa e as transformações causadas pela mesma. A nível econômico, o Miss Universo pode ser comparado a marcas e eventos, tais como os Jogos Olímpicos, Fifa World Cup e Fórmula1.
Agora que vocês já sabem um pouco da história, convido a entender como funciona o modelo de negócios do MU e como ele influencia na moda e no comportamento social e cultural.
O Miss Universo é uma licença que se renova anualmente. Ou seja, é um modelo de franquia (franchise). Havendo interesse por parte de algum empresário ou empresa nacional, o mesmo deverá pagar uma quantidade em dinheiro, o que varia proporcionalmente ao tamanho e capacidade financeira deste país. E ao firmar este contrato, o empresário ou a empresa detém de modo automático os direitos de enviar uma representante ao Miss Universe, bem como de utilizar da marca em sua nação, de modo exclusivo.
Em cada país há a autonomia em se organizar o seu certame, podendo ser um concurso local, que vai de eventos austeros e simples, tais como audições e castings, ou até shows extremamente produzidos com transmissões de TV e/ou em grandes auditórios e estádios, tais como ocorre em países como Tailândia, Filipinas e França, por exemplo. Fica bem evidente o quanto esses eventos impactam de forma global, movimentando diversas economias, gerando renda e empregos de forma direta e indireta.
Conforme disse, o MU é capaz de gerar rendas, oportunidades e visibilidades para muitas candidatas, que se projetam por meio dos concursos que acontecem desde níveis municipais, como estaduais e Nacional, citando grandes nomes consagrados como Vera Fisher, Renata Fan, Grazi Massafera. São mulheres que passaram pelo Miss Brasil e que tiveram as suas vidas impactadas após participarem e vencerem o nacional ou os estaduais.
Eu mesma, se hoje tenho uma empresa onde gero renda, impacto na economia, além de gerar empregos diretos e indiretos, é justamente porque tive a minha vida potencializada a partir da participação no Miss Universo Brasil (MUB) e MU de 2015.
Além das transformações profissionais e de geração de emprego e renda, tem também o impacto cultural.
A maioria das organizações, sejam a nível municipal, estadual ou nacional fazem trabalhos sociais e proporcionam formação continuada para as candidatas. Cita-se a oratória, etiqueta, passarela, como se vestir, entre tantas outros. É um meio que possibilita um vasto network e “network” significa “oportunidades”.
Por fim, o Miss Universo e o Miss Universo Brasil se preocupam em dar voz para as mulheres, demonstrando que a mesma pode ser o que ela quiser. Temos inúmeras participantes que trabalham e atuam nos mais diversos ramos da sociedade, modificando constantemente a vida das pessoas, seja por meio de trabalhos sociais, como também, por meio de projetos, ações empreendedoras, criando sua autonomia e gerando rendas para outras pessoas, também.
A responsabilidade social é uma grande marca do Miss Universo, gerando todas as formas positivas de transformações e impactos nos mais diversos segmentos sociais.
Convido a você saber mais sobre o Miss Universo Brasil a partir das nossas redes sociais – Instagram: @missuniverso.brasil.
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