Você já teve a impressão de que seu negócio jamais alcançará resultados exponencias como uma startup?
Fique tranquilo! É comum a curiosidade de empresários convencionais, se assim podemos nomeá-los, acerca da possibilidade de que seus negócios possam um dia se tonam uma startup ou crescer da mesma maneira.
E para compreender tal contexto, antes devemos saber que uma startup é formada por um grupo de pessoas que se juntam em prol da resolução de uma dor, lucrando com a solução, tendo como base um negócio repetível e escalável com bases tecnológicas, valendo ressaltar que possuem uma grande taxa de mortalidade por operar em constante risco, durando em média 5 anos.
E é por operar em constante risco, que ela pode alcançar níveis exponenciais altíssimos em um curto espaço de tempo e cair em desuso na mesma velocidade, em alguns casos até sendo extinta do mercado.
Em contraponto, citamos a scale-up, sendo que tal conceito, surgiu após revisões na literatura acadêmica na área, sendo um termo recente, que se remete a empresas que mantem o crescimento em seu faturamento de no mínimo 20 % ao ano, mantendo tal crescimento por um longo período e sendo escalável.
E se a pergunta é: minha empresa pode se tornar uma scale-up?
A respota é “Sim”!
Uma scale-up pode alcançar altos níveis, mas levará mais tempo para que isso ocorra em relação a uma startup, sendo que aproximadamente 90 % dessas empresas atuam no mercado a mais de 5 anos, tendo em média 14 anos de trabalho contínuo devido ao modelo de negócios que ela possui, com base em conhecimento e experiência, podendo ou não possuir bases tecnológicas.
Como em toda organização, existem vantagens e desvantagens. O fato de ela ser dinâmica é um ponto relevante para que ela se torne firme no mercado, mesmo com incertezas e mudanças contínuas, pois ela possui produtividade efetiva, desenvolve economicamente sua região, supera crises por se adaptar facilmente, crescendo lentamente, mas de maneira contínua. Devemos considerar o fato de que pelo seu modelo de crescimento, é necessário que se tenha atenção constante com a imagem da marca e se preciso, realizar o reposicionamento constante, sendo gerida com bases sólidas e foco constante na aquisição de conhecimentos.
Outra dúvida constante é se uma empresa tradicional pode se tornar uma scale-up, e sim, uma empresa considerada normal pode se tornar uma scale-up buscando por conteúdo que é tido como base no desenvolvimento de tal conceito, onde a validação deve ser constante e as estratégias devem ser pensadas de acordo com o mercado.
De acordo com dados de 2020, no Brasil, existem mais de 20 mil scale-ups e de acordo com o site da Endeavor: são 0,5% do total de empresas do país responsáveis por quase 70% dos novos empregos gerados, contratando em média 31,3 funcionários por ano, sendo a média das empresas normais de 0,34%, sendo que tais empresas, não são apenas empresas gigantescas e sim, pequenas e médias empresas, em torno de 92% delas, considerando as particularidades que devem ser consideras para que se encaixe no perfil.
É extremamente relevante compreender que uma scale-up, tem como segredo do sucesso o conteúdo como base e o foco constante nas relações humanas, detalhes que somados a experiência, podem promover crescimentos exponenciais.
Espero que você aplique tais conhecimentos em seus negócios!
Bora Fazer!
Estamos sempre prontos a ajudar você. Caso deseje entrar em contato, mande uma mensagem.