5 HÁBITOS ERRADOS QUE PREJUDICAM A SUA CARREIRA
Saúde
ANDRYELY PEDROSO - NUTRICIONISTA
Andryele certo

Na busca pelo sucesso e realização pessoal, muitos profissionais esquecem que o ativo mais valioso que temos é a saúde. Já ouvi diversos relatos de executivos que se sentiam esgotados mentalmente e fisicamente após muitas noites sem dormir, alimentação pobre em nutrientes (fast food) e sedentarismo. Quando não olhamos para a nossa saúde como deveríamos, podemos não perceber o quanto erros cotidianos podem prejudicar a disposição, produtividade e carreira a longo prazo. Uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA) estimou que 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros sofrem com a Síndrome de Burnout, caracterizada por três dimensões:

1. Sentimentos de exaustão ou esgotamento de energia;

2. Aumento do distanciamento mental do próprio trabalho e sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao próprio trabalho;

3. Redução da eficácia profissional.

Poucos profissionais reconhecem a importância de cuidar da saúde física e mental para conquistar uma carreira de sucesso. Foi pensando nisso que escrevi esta matéria.

1. Não programar os horários da rotina

Você sabia que durante o dia nosso corpo oscila os níveis de energia? Quando não planejamos nossas atividades com antecedência, tendemos a ultrapassar as horas de trabalho, perder horas de sono e fazer refeições de baixa qualidade nutricional. Todos esses hábitos podem desregular o ciclo circadiano(relógio biológico), regulado especialmente pela luz natural (raios solares). O ciclo circadiano regulado mantém o nosso corpo funcionando em harmonia, enquanto o desequilíbrio dele pode prejudicar o controle dos seguintes fenômenos: · Pressão arterial; · Produção de hormônios para regulação do ciclo sono/vigília; · Secreção de neurotransmissores; · Capacidade cognitiva; · Metabolismo de ácidos biliares; · Osteoporose e Osteoartrose; · Temperatura corporal; · Destoxificação de substâncias. O hábito de dormir, acordar, comer e praticar exercícios físicos em horários muito distintos pode oscilar a liberação de hormônios responsáveis pela regulação do nosso relógio biológico, por isso, busque estabelecer horários na sua rotina, principalmente para garantir boas noites de descanso. A privação de sono reduz a liberação do hormônio leptina, responsável pela saciedade, reduzindo a fome. Isto também ocorre quando fazemos uma dieta muito restrita ou ficamos em jejum por longos períodos. A exposição a telas luminosas 2 horas antes do horário de dormir pode suprimir a liberação do hormônio do sono (melatonina) e alterar o ciclo circadiano ideal conforme resultados do estudo publicado pela Elsevier. Ao reduzir os níveis de melatonina, aumentam as chances de ter insônia durante a noite e estresse no dia seguinte. Lembre-se de deixar os dispositivos eletrônicos de lado ao anoitecer.

2. Não praticar nenhum exercício físico

Você sabia que o Brasil está na posição de quinto país mais sedentário do mundo e lidera o ranking entre os países da América Latina? Para fugir desta realidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda realizar ao menos 150 minutos semanais de exercícios físicos. Lembre-se que apenas 20 a 30 minutos diários de exercícios podem prevenir uma série de doenças segundo a Revista Brasileira de Medicina do Esporte: · Ansiedade e depressão; · Câncer de cólon, mama, próstata e pulmão; · Diabetes Mellitus tipo II; · Obesidade; · Doença Cardiovascular Periférica; · AVC; · Hipertensão Arterial Sistêmica; · Doença Aterosclerótica Coronariana. O hábito de ficar muitas horas do dia sentado na mesma posição pode favorecer o desenvolvimento de doenças osteomusculares, mentais e cardiovasculares associadas a postura e a ergonomia, além do estresse ocupacional. Os chamados “profissionais mecanizados” que habitualmente negligenciam a prática de atividades físicas estão sujeitos a prolongados períodos de afastamento do trabalho por complicações de saúde de origem fisiológica ou muscular.

3. Consumir alimentos pobres em nutrientes

O Ministério da Saúde divulgou em 2019 que a taxa de obesidade no Brasil aumentou 67,8% entre 2006 e 2018. Certamente a obesidade pode surgir por diversos fatores, porém, a típica dieta ocidental (rica em carboidratos refinados e gorduras) exerce influência direta no excesso de peso corporal Uma alimentação equilibrada fornece substrato energético suficiente para o cérebro exercer bom desempenho cognitivo e para o corpo ter bom desempenho físico. A nutrição adequada também contribui com a regulação do ciclo circadiano, conceito denominado de “crononutrição”. A baixa ingestão de fibras e o alto consumo de carboidratos simples (massas, biscoitos, salgadinhos, doces) estão associadas a um sono menos restaurador, além de prejudicar o controle dos níveis de energia no sangue, o que também prejudica o humor e produtividade no trabalho. Se você faz muitas viagens, planeje algumas refeições saudáveis e versáteis para levar na pasta de trabalho e não cair nas tentações de comer apenas produtos refinados na viagem, como: · Mix de castanhas; · Barras de proteínas; · Frutas desidratadas; · Chocolate amargo. Atenção a ingestão de água também. A desidratação pode aumentar a fadiga, prejudicar o sono e disposição além de predispor a cefaleia (dor de cabeça). A quantidade ideal varia para cada pessoa, mas uma recomendação geral é beber 35 ml para cada Kg de peso corporal.

4. Não controlar a ansiedade e estresse

A revista Exame divulgou uma pesquisa realizada pela consultoria Accountemps, que apontou a busca por conciliar demandas pessoais e profissionais a principal razão do estresse no ambiente de trabalho para 41% dos CFOs participantes da pesquisa. É essencial buscar alternativas para não enlouquecer com as demandas de trabalho. Fora do expediente, busque estratégias que promovam relaxamento. Talvez não seja má ideia tirar “mini férias” durante o ano para tornar a rotina mais leve. A nutrição adequada também auxilia no controle da ansiedade e estresse.

5. Procrastinar decisões importantes para a saúde

Talvez você já tenha identificado que a sua rotina precisa desacelerar um pouco, mas insiste em priorizar o trabalho acima da saúde mental e física. Como você está cuidando de você?

Como podemos esperar o nosso melhor desempenho se não fornecemos combustível adequado (alimentação saudável), não treinamos nosso corpo (rotina ativa de exercícios) e permitimos o cansaço tomar conta da nossa rotina?

Fale conosco

Estamos sempre prontos a ajudar você. Caso deseje entrar em contato, mande uma mensagem.