AGRONEGÓCIO, O DESPERTAR DO EMPREENDER DO CAMPO PARA O 3º MILÊNIO.
Agronegócio
RANDERSON AGUIAR - Consultor em Agronegócios
Randerson

Ao receber o convite para escrever a coluna “AGRONEGÓCIO É O NOSSO NEGÓCIO” da Revista Simple Business, visualizei no horizonte a importante missão e a sensibilidade do corpo editorial em reconhecer a  demanda de informes do mundo agro para o universo digital que a Revista Simple Business proporcionará ao leitor.

Nesta edição de lançamento acredito que a contextualização do que o Agronegócio é para o Brasil ainda é um desafio. Somos naturalmente vocacionados para o agro, embora muitas vozes destoantes desta afirmação poderão vociferar que a atividade ainda vive as sombras do atraso, pois bem; a Simple Business, na vanguarda da mídia digital, abre um canal exclusivo do agro aos seus leitores que na sua primeira edição já podem observar novos olhares para a maior atividade econômica do Brasil, responsável pelo equilíbrio da balança comercial , e a garantia que não haverá fome e sede em terras brasilis e  mundo afora enquanto os empreendedores do agro estiverem de pé as 5 da matina para colocar o leite e pão de cada dia na mesa de brasileiros e estrangeiros.

Neste cenário é necessário destacar que a cidade e o campo possuem pontos convergentes, estão intrinsicamente ligados, o campo produz alimentos, água e energia que serão transformados pelas indústrias que em sua maioria estão nas cidades. Esta aliança entre o campo e a cidade é a maior prova que o futuro está nesta relação sustentável, em todos os aspectos; social, econômico, ambiental que está garantido através de dados estatísticos que o futuro econômico do Brasil é sobretudo sustentado pelo agro.

A importância do agro para o Brasil deve ser levada como setor estratégico, e em consideração nas pautas obrigatórias para qualquer planejamento governamental, da mesma forma que ao longo da história, diversas atividades econômicas foram conduzidas de forma estratégica o Agro precisa ser aceito e adotado como setor estratégico com o mesmo interesse que a indústria, serviços e outros são tratados no Brasil.

O século 21 é o encontro real da vocação do Brasil, somos o maior fornecedor de alimentos e agua para o mundo. É preciso reverter todos os esforços para a grande oportunidade do país se tornar a maior potência mundial que poderá fornecer alimentos, e claro com valor agregado, ultrapassando o patamar produção de commodities, para produtos alimentícios com valor agregado. A comunidade global caminha a passos largos para a escassez de alimentos e agua, projeções estatísticas apontam que em 2050 a população mundial estará proporcionalmente maior, e não há condições do hemisfério norte produzir alimentos suficientes para alimentá-los. A oportunidade que se projeta para o país continental, de clima tropical, com a maior área produtiva regularizada do planeta, estabilidade político/social, capacidade de produção credencia o Brasil a ser o candidato ideal para ser a potência que alimenta e mata a sede de grande parte do globo.

Porém não é tão simples como parece, os desafios são imensos, o país atravessa momentos turbulentos na política e economia, o custo Brasil precisa ser extirpado da economia , a educação precisa ser revista, de educação ideológica para educação de mercado, resgate do respeito pela atividade agronômica, formando uma sociedade com princípios empreendedores, que valorize a economia de livre mercado, a livre iniciativa, o resgate do orgulho da conquista pelo trabalho, formação de mão de obra qualificada para a produção, a conclusão das reformas trabalhistas, previdenciária, tributária, implantação de política Agrícola como setor estratégico para a economia , fortalecimento da propriedade privada , ampliação das negociações e acordos internacionais que protejam os produtos brasileiros.

A agricultura brasileira é altamente competitiva, sustentável pois está alicerçada na legislação ambiental mais rígida do planeta, desta forma podemos afirmar que; sim somos ambientalmente sustentáveis, claro resguardado as devidas exceções. Por todos estes motivos que a grande oportunidade que o  Brasil pode  voltar a ser potência econômica se prospecta de forma clara e real. É preciso unir todos os esforços em torno do Agro para o bem do Brasil, o ouro do século 21 vem do esforço do setor produtivo primário que ao longo de 500 anos sustenta um país que nem sempre valoriza a atividade , ao contrário , ojeriza, condena, tripudia  irresponsavelmente quem alimenta todos, sem distinção, três vezes ao dia, generosamente com farta mesa de Café da manhã, almoço e jantar , o que realmente pode ser chamado de segurança alimentar, pois mantem a ordem social, sustenta a unidade nacional e garante o futuro das gerações .

Assim o Agro é o setor estratégico que dever ser colocado na lista de prioridades de qualquer governo, para que possamos alçar o tão desejado país do futuro   seja no presente, agora, e já para o bem de todos os brasileiros e de todos os seres humanos do mundo que dependem dos alimentos produzidos pelo agro brasileiro neste 3º milênio que se avança rapidamente sem ser percebido.

Fale conosco

Estamos sempre prontos a ajudar você. Caso deseje entrar em contato, mande uma mensagem.