SCALE-UPS: EMPRESAS CONSOLIDADAS QUE CRESCEM COMO AS STARTUPS.
Empresarial
FERNANDO SEABRA - DIRETOR FIESP - STARTUP
Whatsapp image 2022 07 14 at 03.53.13

Você já teve a impressão de que seu negócio jamais alcançará resultados exponencias como uma startup?

 

Fique tranquilo! É comum a curiosidade de empresários convencionais, se assim podemos nomeá-los, acerca da possibilidade de que seus negócios possam um dia se tonam uma startup ou crescer da mesma maneira.

 

E para compreender tal contexto, antes devemos saber que uma startup é formada por um grupo de pessoas que se juntam em prol da resolução de uma dor, lucrando com a solução, tendo como base um negócio repetível e escalável com bases tecnológicas, valendo ressaltar que possuem uma grande taxa de mortalidade por operar em constante risco, durando em média 5 anos.

 

E é por operar em constante risco, que ela pode alcançar níveis exponenciais altíssimos em um curto espaço de tempo e cair em desuso na mesma velocidade, em alguns casos até sendo extinta do mercado.

 

Em contraponto, citamos a scale-up, sendo que tal conceito, surgiu após revisões na literatura acadêmica na área, sendo um termo recente, que se remete a empresas que mantem o crescimento em seu faturamento de no mínimo 20 % ao ano, mantendo tal crescimento por um longo período e sendo escalável.

 

E se a pergunta é: minha empresa pode se tornar uma scale-up?

A respota é “Sim”!

 

Uma scale-up pode alcançar altos níveis, mas levará mais tempo para que isso ocorra em relação a uma startup, sendo que aproximadamente 90 % dessas empresas atuam no mercado a mais de 5 anos, tendo em média 14 anos de trabalho contínuo devido ao modelo de negócios que ela possui, com base em conhecimento e experiência, podendo ou não possuir bases tecnológicas.

 

Como em toda organização, existem vantagens e desvantagens. O fato de ela ser dinâmica é um ponto relevante para que ela se torne firme no mercado, mesmo com incertezas e mudanças contínuas, pois ela possui produtividade efetiva, desenvolve economicamente sua região, supera crises por se adaptar facilmente, crescendo lentamente, mas de maneira contínua. Devemos considerar o fato de que pelo seu modelo de crescimento, é necessário que se tenha atenção constante com a imagem da marca e se preciso, realizar o reposicionamento constante, sendo gerida com bases sólidas e foco constante na aquisição de conhecimentos.

 

Outra dúvida constante é se uma empresa tradicional pode se tornar uma scale-up, e sim, uma empresa considerada normal pode se tornar uma scale-up buscando por conteúdo que é tido como base no desenvolvimento de tal conceito, onde a validação deve ser constante e as estratégias devem ser pensadas de acordo com o mercado.

 

De acordo com dados de 2020, no Brasil, existem mais de 20 mil scale-ups e de acordo com o site da Endeavor: são 0,5% do total de empresas do país responsáveis por quase 70% dos novos empregos gerados, contratando em média 31,3 funcionários por ano, sendo a média das empresas normais de 0,34%, sendo que tais empresas, não são apenas empresas gigantescas e sim, pequenas e médias empresas, em torno de 92% delas, considerando as particularidades que devem ser consideras para que se encaixe no perfil.

 

É extremamente relevante compreender que uma scale-up, tem como segredo do sucesso o conteúdo como base e o foco constante nas relações humanas, detalhes que somados a experiência, podem promover crescimentos exponenciais.

 

Espero que você aplique tais conhecimentos em seus negócios!

 

Bora Fazer!

Contact Us

We are always glad to help you. If you want to talk to us, send us a message or an email. Choose whatever helps you the most.